Episódio 73: Sabonete Em Fase Gel!

print

E dessa vez o inesperado aconteceu!

Sim, meu sabonete entrou na famosa FASE GEL PARCIAL!

Já é a segunda vez que eu vivencio essa tal de FASE GEL! A primeira vez aconteceu quando eu fiz o SABONETE DE COCO – não conseguia chegar no traço (pois sim eu havia errado a quantidade de soda cáustica: coloquei menos – mas não se preocupe já corrigi a quantidade ) e então, no meu momento de “luz” adicionei 1/4 de copo de álcool. Consegui chegar no traço em menos de 5 minutos. Estava feliz! Quando, depois de uns 10 minutos eu vi meu tão lindo sabonete, já na fôrma, entrar em FASE GEL – eu não sabia o que estava acontecendo, mas percebi que estava MUITO quente!  Mas, depois, no dia seguinte eu vi ali, meu sabonete já endurecido e lindo, lindo… mesmo com todas essas aventuras ele ficou MARAVILHOSO!

No video de hoje eu fiz outra receita…

Uma receita que era somente para um teste, tanto é que nem cheguei a filma-la.

Fiz a receita, coloquei no pote de plástico que eu tinha aqui na cozinha e deixei a saponificação terminar sua tarefa!

Depois de aproximadamente 1 hora, fui checar meu sabonete, assim, como quem não quer nada… e  olhe com o que me deparei:

 

 

Repare bem no centro como ele ficou escuro e transparente como um gel.

Estava bem quente  (podendo chegar até aproximadamente 85 C) e não tive dúvidas, sai correndo para pegar a câmera e  desta vez pude registrar o momento para você!

Mas o que pode ter causado meu sabonete entrar na Fase Gel?

Bom, isso vai depender de sua receita.

 

No meu caso usei óleo de canola, óleo de coco, banha de porco e um óleo essencial de menta.

Pode ter sido a banha de porco, o óleo essencial  e também o pote plástico que usei. Era a primeira vez que eu utilizava esses 3 itens e resolvi utiliza-los ao mesmo tempo em uma só receita… errei, né?

Durante o processo de saponificação – que é uma reação exotérmica (= reação química cuja energia é transferida do interior para o exterior) – ocorre o aquecimento da massa do sabão (ou sabonete).

Dependendo da fôrma que você utilizar, se ela reter calor, as probabilidades de seu sabão entrar em fase gel são maiores. Moldes de madeira podem ser grandes colaboradores da fase gel!

A gordura de porco pode ter sido um dos motivos da fase gel, pois  ela tem o ponto de fusão menor (ou seja ela derrete em temperaturas mais baixas).

E o óleo essencial pode ter tido a função de um acelerante, acelerando o ponto de traço e consequentemente aumentando a temperatura da massa.

A Fase Gel ocorre quando você coloca a massa dentro da fôrma.

No caso de meu SABONETE DE COCO, por exemplo, o acelerante foi o álcool…

Mas, a fase gel é muito comum de ocorrer…

Se ocorrer a fase gel PARCIAL OU TOTAL em seu sabonete VOCÊ PODERÁ USA-LO NORMALMENTE – O ÚNICO PROBLEMA DA FASE GEL PARCIAL É ESTÉTICO!

A fase gel parcial, como você pode ver nas fotos, é quando somente o centro de seu sabão aquece resultando nessa mancha redonda. A total é quando o sabão entra na fase geral totalmente, sem deixar essa macha redonda ao centro e apresentando somente uma cor.

Tem gente que gosta que seu sabão entre na fase gel, ainda mais se o sabão for colorido, pois as cores ficam mais vibrantes!

Aqui não passa de uma preferência pessoal: tem gente que gosta e tem gente que não gosta!

Acredito que se eu tivesse deixado ele fora da geladeira e coberto a fôrma com panos, talvez, ele tivesse entrado na FASE GEL TOTAL – o que significa que ele ficaria de uma cor só, sem ficar manchado.

Após 15 horas, eu cortei o sabonete e confesso que eu esperava uma cor bem mais escura em seu centro.

Mas mesmo com meu sabonete manchado, achei que valeu muito a pena passar por mais uma experiência nesse mundo dos Sabões!

 

Assista ao video para mais detalhes !

Divida aqui comigo se seu sabão já entrou na Fase Gel!

Espero que tenha gostado

 

 

 

 

No Comments

Leave a Comment